Erva Lanceta - (Solidago chilensis Meyen)

Erva Lanceta

Família: Asteraceae (Compositae)


Nome Científico: Solidago chilensis Meyen


Sinonímia Vulgar: Arnica-do-mato, ponta livre, escovinha, erva-lanceta, lanceta.


Sinonímia Científica: Solidago microglossa DC.; Solidago nitidula Mart.; Solidago vulneraria Mart.; Solidago odora Hook.; Solidago linearifolia
DC.; Solidago polyglossa DC.; Solidago marginella DC.

Descrição: Subarbusto ereto, anual, entouceirado, rizomatoso, de 80 a 120 cm de altura. Nativo da parte meridional na América do Sul, incluindo Minas Gerais. Suas folhas são simples, alternas espiraladas, quase sésseis, membranáceas e verdes, ásperas ao tato, medindo de 4 a 8 cm de comprimento por 1 a 1,8 de largura, de ápice atenuado e base acuminada. Capítulos florais pequenos com flores amarelas, reunidas em inflorescências compostas de cachos de cimeiras escorpioides muito ornamentais. Flores marginais femininas, de corola ligulada e amarela; flores centrais andróginas e amarelas. Fruto cipsela, com papus branco e unisseriado. Pode multiplicar-se pelos rizomas ou por sementes. Planta invasora, ocorrendo em terrenos baldios e beiras de estrada. Existem várias espécies com o nome de arnica. A arnica oficinal é de origem europeia (Arnica montana) e não existe no Brasil.


Parte Usada: Toda a planta.


Formas Farmacêuticas: Infuso ou alcoolatura.


Emprego: Anginas pectoris, nas contusões, como litagogo e em banhos contra o reumatismo. A alcoolatura é preparada colocando-se em maceração 30 gramas da planta em 1 litro de álcool e deixando-se 7 dias após os quais emprega-se friccionando o local contundido.


Constituição Química: As flores possuem acetofenona, carotenoide.

 

Partes aéreas:  quercetina, glicosídeos de flavonoides, taninos, saponinas, resinas, óleo essencial.


Raízes: inulina e rutina, ácido quínico, ácido cafeico, clorogênico, hidrocinâmico e seus derivados.


Interações Medicamentosas e Associações: Na alcoolatura pode ser associada à cânfora.


Toxicidade: Por ser considerada tóxica, seu uso interno só deve ser feito com estrita indicação e acompanhamento médico.

© 2018 - medicinacaseira.com.br   

  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social
  • b-facebook
  • Twitter Round
  • b-googleplus