Rubim - (Leonurus sibiricus L.)

Rubim 

Familia: Lamiaceae (Labiatae)

Nome Popular: rubim, macaé, erva-macaé, erva das lavadeiras, erva dos zangões, João magro, marroio, pau pra tudo, Também conhecida como Erva Macaé (Leonurus sibiricus) é um arbusto que chega a alcançar 2 metros. Usado na medicina tradicional asiática há muitos séculos, devido aos seus efeitos relaxantes e calmantes. Diz-se que ajuda a tratar problemas de impotência, menstruação, e nódoas negras. Na América do Sul e no México foi-lhe dada a alcunha de "Marihuanilla" (pequena marijuana). Misturada com Tabaco Natural tem-se um leve efeito inebriante. A Marihuanilla é usada, sobretudo devido aos seus efeitos relaxantes e ao seu sabor agradável e suave. Embora se diga que é levemente inebriante e se tenha confirmado que a planta contém alcalóides tais como a Leonurina, não se sabe exatamente o que causa esse efeito. O uso tradicional é muito variado: equilibra a tensão arterial, alivia problemas de menstruação e a formação de hematomas e problemas de pele.

 

Uso

Na América do Sul as folhas da planta são normalmente fumadas. O uso tradicional asiático implica embeber 1-3 colheres de chá de folhas em água quente por 15 minutos. Essa infusão pode ser bebida e para tratar hematomas, aplica-se no local do hematoma.

 

Indicações


Estomáquico, febrífugo, anti-reumático, eupépico, contra vômitos e gastrenterite. As flores são usadas para bronquite e coqueluche. 

Infusão

 

20 g de folhas ou flores secas em 1/2 litro de água. Tomar 3 vezes ao dia.

 

Tintura

 

Misturar duas xícaras (café) de álcool de cereais e 1 xícara. (café) de água com um punhado da erva picada, deixar em maceração por 7 dias, agitar sempre, coar, armazenar em vidro escuro. Tomar 1 colher (chá) diluída em água. Pode ser aplicada em articulações inflamadas ou hematomas.

© 2018 - medicinacaseira.com.br   

  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social
  • b-facebook
  • Twitter Round
  • b-googleplus